segunda-feira, 7 de julho de 2008

Gandhi


Neste sábado assisti ao filme de Gandhi. Além de ser muito bem produzido, relata com fidelidade a história da vida de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder da luta pela independência da Índia, após décadas de dominação do imperialismo inglês. Pode-se ver durante o filme, a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes e emocionantes de sua luta e organização, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmadas e a dramática marcha até o mar na qual Gandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica.

Podemos observar as atitudes de Gandhi como um excelente exemplo de aplicação do ahimsá (não agressão), primeira norma ética do Yôga. A desobediência civil, fundamentada no princípio da ação não violenta, considerada por ele como a maior força a ser empregada na defesa dos direitos das pessoas.

Gandhi consegue vencer uma guerra sem agredir ninguém, e quando descobre que alguns dos indianos começam a responder com violência, inicia um jejum prolongado como protesto, até que consegue novamente o fim total de conflitos em todas as partes do mundo. Pelo menos por enquanto... Foi durante a luta pela independência que surgiu a divisão político-religiosa entre hindus e muçulmanos, que culminou com a divisão da região, originando dois países, a Índia e o Paquistão.

O filme nos deixa claro que o sistema é falho e a justiça através das leis humanas não funcionam em lugar nenhum no mundo. Já vimos várias vezes até nos dias de hoje assassinos serem libertados com "direitos" que lhes favorecem e um homem que dedicou a vida por uma causa nobre ser preso tantas vezes... Pode ser que um dia muito distante do agora a humanidade evolua além da sua ignorância limitada... ou não!
Lerivan Ribeiro

6 comentários:

Catarina Poeta disse...

Quase 60 anos após a morte de Mahatma Gandhi, seu princípio de "não-violência" continua a desafiar espíritos em todo o mundo. Admiro, em particular, um de seus grandes ensinamentos em que ele expressa-se da seguinte maneira: “Aprendi através da experiência amarga a suprema lição, controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo”. E, ainda complementa: “o amor é a força mais sutil do mundo”. Um grande filme, e um excelente comentário feito por você.

Nanda Assis disse...

boa dica, para um filme.
boa semana, bjosss...

Iana disse...

Olá...

Venho agradecer sua amável visita em vidas-interrompidas...
Obrigada!! Volte sempre ao meu cantinho sua vida lá é muito importante para mim...

Também convido-te para visitar meu jardim florido onde será bem recebido por todas as rosas que lá tenho...

Ah... falando em rosas... trago-te muitas rosas perfumadas para te alegrar..

Adorei seu cantinho
Visite-me
iana-rosaepoemas.blogspot.com

Beijos doces
Iana!!! eu voltarei
Posso te linkar?lol...

Anônimo disse...

Olá, Querido professor Lerivan!

Não dei apenas uma olhada como recomendo aos amigos para fazerem o mesmo!
Gostei muito( que fofo!)! E aguarde "teacher" que daqui algum tempo estarei voltando para suas aulas!
Abraços,
Naida

Anônimo disse...

legal mano.
gosto bastante dessa ideia de blog, desde que seja bem feito... sem aquela idéia de adolescente rebelde, no estilo "meu querido diário"... daí é foda! huhuhuhu
voce é um cara com boas ideias, e se souber expressa-las por ali, ele terá boas visitas!

vou dar uma olhada... se eu puder contribuir com alguma coisa, podexá! ;o)

falows.

mariam [Maria Martins] disse...

muito bom "post"
um grande Homem... um enorme Ser Humano!
deixo-lhe um pensamento dele...que muito admiro, mas de difícil concretização, infelizmente...

"Se quisermos alcançar a verdadeira paz nesse mundo e se quisermos desfechar uma verdadeira guerra contra a guerra, temos de começar pelas crianças; se crescerem com sua inocência natural, não teremos que lutar; não teremos que tomar resoluções ociosas e infrutíferas, mas seguiremos do amor para o amor, da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo estarão dominados pela paz e amor, pelo que o mundo inteiro está ansiando, consciente ou inconscientemente."

bom resto de semana
um sorriso :)